A CBR 1000RR-R Fireblade SP chega com um motor 4 tempos DOHC de 1000 cc e 4 cilindros em linha totalmente novo, sendo desenhado pela Honda, em conjunto com a HRC (Honda Racing Corporation), para atingir uma performance que se assemelha aos modelos utilizados pela marca na MotoGP (categoria principal do Campeonato Mundial de Motovelocidade) e o WSBK (Campeonato Mundial de Superbike). A nova versão do motor tem torque máximo de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm e uma potência de impressionantes 216,2 cv a 14.500 rpm.
COMPONENTES : O uso de componentes leves e soluções específicas da motovelocidade possibilitaram o aumento da potência e do torque máximo, mantendo o mesmo tamanho de motor. Ao usar o mesmo diâmetro e curso (81 mm x 48,5 mm) da Honda RC213V, oito vezes campeã na MotoGP, elevamos a liberdade do motor, a alta potência e a facilidade de controle para um novo patamar, resultando em uma incrível experiência de pilotagem.
PISTÕES: O desempenho excepcional do novo motor o torna o mais potente construído pela Honda para uma motocicleta esportiva de rua, definindo o carácter único dos 4 cilindros em linha. Os pistões forjados em alumínio A2618, a mesma matéria-prima aplicada na Honda RC213V, são mais uma grande novidade dessa versão da CBR 1000RR-R Fireblade SP. Agora, cada pistão é cerca de 5% mais leve em comparação ao da CBR 1000RR, no entanto, o seu diâmetro é maior.
REFRIGERAÇÃO BYPASS: O sistema exclusivo de refrigeração bypass inferior integrado da Honda envia o fluido de resfriamento de maneira diferente na parte superior e inferior do cilindro. Como a parte superior precisa de mais resfriamento do que a inferior, a tecnologia elimina a mangueira externa do bloco de cilindros, garantindo que o fluido de arrefecimento que sai do radiador circule para as áreas que precisam ser mais arrefecidas. Com essa solução, a diferença de temperatura em diferentes locais nos furos do cilindro torna-se menor, de modo que os furos são menos distorcidos, reduzindo o atrito e o desempenho do chicote.
ADMISSÃO: O conjunto de admissão também incorpora um ângulo de válvula de admissão super estreito de 9 graus, sendo 2 graus mais estreito do que na CBR 1000RR. Essa mudança melhora a eficiência da ventilação dentro da porta de admissão em aproximadamente 2%, contribuindo para maior saída de energia e o inconfundível “som” de exaustão da CBR.
EXAUSTÃO: O escapamento da CBR 1000RR-R Fireblade SP foi desenvolvido em conjunto com a Akrapovič, empresa eslovena referência mundial em sistemas de exaustão para motocicletas. Esse componente é fabricado em titânio, o tornando mais leve, e o seu design contribui para a centralização de massa da motocicleta. Uma válvula especial no escapamento ajuda a aumentar o torque em rotações mais baixas e eleva a potência em rotações mais altas.
Motor Tipo: DOHC, 4 cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido
Cilindrada: 1.000 cc
Potência Máxima: 216,2 cv a 14.500 rpm
Torque Máximo: 11,5 kgf.m a 12.500 rpm
Transmissão: 6 velocidades com quickshifter
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 81,0 x 48,5 mm
Relação de Compressão: 13.2 : 1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 2 Ah
Farol: Full LED
Tanque de Combustível: 16,1 litros
Comprimento x Largura x Altura: 2.100 x 745 x 1.140 mm
Distância entre eixos: 1.455 mm
Distância mínima do solo: 115 mm
Altura do assento: 830 mm
Tipo: Diamond Frame
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo Telescópico Ohlins NPX S-EC 125 / 114mm
Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link Ohlins TTX36 S-EC swingarm 66 / 143mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: Disco Duplo Flutuante Radial (Brembo) / 330 mm (ABS)
Freio Traseiro/Diâmetro: Disco Simples / 220 mm (ABS)
Pneu Dianteiro: 120/70 – ZR17M/C (58W)
Pneu Traseiro: 200/55 – ZR17M/C (73W)
Peso Seco: 189 kg